IVAO Portugal

Bem-vindo à IVAO!

Guia de piloto


Este guia pretende mostrar-lhe os passos necessários para se juntar à IVAO como piloto virtual. Destina-se a dar-lhe uma visão geral sobre as ferramentas usadas e algumas instruções básicas para este novo ambiente.

Se ainda não tiver feito, primeiro tem de  criar a sua conta pessoal de utilizador. Atenção que esta é necessária apenas uma vez, e é válido tanto para ATC como para Piloto.

Caso ainda não tenha feito, para criar a sua conta deverá fazê-lo aqui.

Ao longo deste guia vamos mostrar como:

  • Fazer download, instalar e configurar o software necessário
  • Conectar-se à rede IVAO.
  • Enviar um plano de vôo
  • Interagir com Controle de Tráfego Aéreo (ATC) e como agir na ausência de ATC
  • Obter mais informações e treino

Download IVAP


A primeira coisa que deve fazer é o download do software de Piloto IvAp, que lhe permite conectar à rede. Pode fazer download no nosso website na secção Downloads

Depois de ter feito download do programa, deve executar o ficheiro e instalar o mesmo.

Durante o processo de instalação, será perguntado se deseja instalar TeamSpeak e FSUIPC. O TeamSpeak é usado nas comunicações por voz , por isso deve selecionar também TeamSpeak para ser instalado.

O FSUIPC é um pequeno módulo necessário para o voo online, se já o tem não precisa de instalar novamente.

Depois de terminada a instalação, deve visitar as definições de configuração ( C: → Programas → IVAO → IvAp - IVAO Virtual Pilot Client → IvAp - Configuration ) e definir as opções necessárias. Verifique o manual IvAp para uma descrição detalhada sobre cada uma das configurações e quais as mais apropriadas.

MTL (Multiplayer Traffic Library)


MTL (Multiplayer Traffic Library) permite  "ver" os outros aviões  à sua volta através da instalação de centenas de aviões e as suas respectivas texturas no simulador.

O pacote MTL está incluído no download IvAp e será instalado automaticamente. Após a instalação do IvAp ser concluída, o MTL Downloader será executado automaticamente e será pedido permissão para fazer download dos ficheiros.

MTL

Pressione o botão verde "Full Install" para instalar todas as MTL. Alternativamente, pode selecionar as MTL que pretende instalar a partir da lista.

Se instalar todas as MTL, existem mais de 3000 modelos para descarregar, o que poderá demorar algum tempo. No final, será aberta uma janela MS-DOS - não feche esta janela até o processo terminar.

Dica: Execute o instalador MTL periodicamente para ter acesso às últimas atualizações MTL.

Teamspeak


O TeamSpeak 2 é usado para comunicação de voz.  Depois de ter instalado e ter executado Teamspeak, deverá ter em atenção algumas configurações que deve mudar. Abra Configurações → Configurações de entrada / saída de som .

TS

Deve selecionar a opção "Push to talk" e selecionar uma bind com a tecla "Set". Não use o método "Voice Activation", pois este abre o microfone sempre que algum som é captado por isso o som de fundo e até mesmo a respiração pode causar ruído que deve ser evitado sempre.

Dica: Como tecla de  "Push to Talk", deve selecionar uma tecla que não tem qualquer função no seu Simulador

Primeira Ligação


Abra o seu simulador e crie um voo novo.

conn

Tenha em atenção que no menu do simulador (Addons) apareceu uma nova opção chamada IVAO.

clock

Selecione e carregue em "Start IvAp". O Programa irá agora abrir e irá ver um ícone perto do relógio do seu computador. (No FSX tal não é mostrado).

Irá de seguida ver a janela principal do IvAp no canto superior esquerdo do seu Simulador.

ivap2

MUITO IMPORTANTE antes de se ligar à rede.
  • Verificar que tem o avião estacionado numa Gate do aeroporto, NUNCA se conecte numa pista ou taxiway
  • Antes de ligar verifique o seu Callsign , deve ser usado sempre o código de companhias aéreas ICAO seguido do seu número de voo. (Ex: TAP123, CSDPG, BAW123, KLM113)

ivap1

Para ligar, carregue no botão "Conn". Será apresentada uma nova janela.

1stconn

Preencha os detalhes:

  • Callsign: Indicativo do avião. (Ex: TAP123, DEERA, CSGPG)
  • Real Name: Nome com que se registou na rede IVAO
  • VID: O seu VID que lhe foi atribuído quando criou a sua conta
  • Base Airport: Um aeroporto perto da sua área de residência
  • Password: A sua password IVAN
  • Aircraft Type: O tipo e modelo de avião que vai voar
  • O servidor a que se vai ligar. (Deve sempre ligar-se ao servidor selecionado automaticamente

Verifique novamente que está numa Gate antes de se ligar e de seguida presione o butão "Connect".

 ivap3

Planeamento de Voo


Na IVAO, é obrigatório enviar um plano de vôo para cada vôo . Antes ou depois de se conectar à IVAN e aberto o IvAp, deve carregar nos botões "ACARS" e "Send Flightplan", em seguida, preencha o formulário. A maioria dos campos, para o primeiro vôo é suficiente preencher as regras de voo, aeroporto de partida, rota e aeroporto de destino.

Recomendamos que o primeiro vôo que faça seja um voo local num aeroporto tranquilo a fim de começar com uma configuração simples. A maneira mais fácil é um voo local VFR (regras de voo visual)

Preencha o plano de voo da seguinte forma:

FP

  • Campo 8, Flight Rules: "V" para o vôo VFR
  • Campo 13, Departure aerodrome: Insira o ICAO-Code da sua partida
  • Campo 15, Route: "LOCAL" ou "DCT" para o seu vôo local
  • Campo 16,Destination aerodrome: Insira o ICAO-Code do seu destino, neste caso o mesmo que de partida para o vôo local

Mais tarde, pode querer voar uma rota de A para B, com regras de voo por instrumentos. Para encontrar a rota, deve seguir as aerovias. Existem muitas fontes diferentes para encontrar estas rotas. O melhor local para obter rotas é a partir da base de dados IVAO Route. As rotas encontrados aqui são as rotas que os aviões reais seguem. As rotas também podem ser encontradas no RouteFinder.

Precisa de uma rota e também deve ter sempre as cartas dos aeroportos onde voa. Os Controladores usam estas cartas e como tal esperam que também as tenha sempre. As cartas podem ser geralmente encontradas no site da divisão correspondente ao país onde vai voar.

Voar com ATC


O objetivo da IVAO é voar online com Controladores de Tráfego Aéreo virtuais que o vão guiar pelos céus. Deve, portanto entender como comunicar com os controladores. Na secção de documentos temos um bom exemplo de como comunicar com ATC.

Quando ligado e pronto para começar o voo, tem de verificar se há uma estação online ATC no seu aeroporto ou área. Para isso, escreva no seu IvAp .ATC (ponto atc) e aparecerá uma lista com todos os controladores activos na área ou aeroporto, incluindo suas respectivas frequências. Veja o exemplo abaixo para Lisboa (LPPT):

ivap4

Sintonize a frequência do controlador no rádio do seu avião e a ligação pelo teamspeak será feita automaticamente.

Deve aguardar sempre uns 10 segundos de forma a verificar que não vai interromper nenhuma comunicação já a decorrer entre outro piloto e controlador.

Dica: Se estiver com problemas em sintonizar a frequência no rádio do avião pode sempre usar seguinte comando:    .c [FREQUENCIA] Exemplo : .c 119.3
Dica: Se estiver com problemas em mudar o código de transponder do seu avião pode sempre usar seguinte comando: .x [CODE]  -  Exemplo : .x 2301

atcivap2

tsivap

Antes de comunicar deve ter sempre em atenção de ler a ATIS do aeroporto. Conhecer este tipo de informação ajuda imenso a comunicar e a voar. Para ter acesso ao ATIS deve seguir os seguintes passos:

atis1

Unicom


Se não houver nenhum ATC on-line na área onde vai voar, deve sintonizar a frequência Unicom de 122.800 Mhz e transmitir as suas intenções.

A frequência "UNICOM" na IVAO é uma frequência apenas de texto. Isso significa que todas as transmissões nesta frequência são feitas apenas por texto. Assim, quando selecionar esta frequência, não vai juntar-se automaticamente a um canal de TeamSpeak.

A Unicom não é para ser usado como um canal de conversa. Deve ser usado apenas para mensagens operacionais. Deve usar o recurso de mensagem privada no IvAp para conversar com as pessoas individuais.

Dica:Se quiser conversar com outro piloto ou ATC, escreva o seu IVAP . chat [avião ou ATC indicativo] , clique enter e uma janela de chat será aberta. Ex: .chat LPPR_APP

Mais Informações


Pode encontrar no nosso Fórum IVAO informações úteis. Há também muitas pessoas dispostas e capazes de ajudá-lo a tirar o máximo proveito da sua experiência de voo online. Outra fonte útil é a Academia IVAO , onde pode encontrar bastantes informações úteis.

Dica: Se não consegue encontrar o que procura no fórum ou no site divisão, pode usar o seu motor de busca favorito na internet para encontrar o que pretende.

Também deve consultar o manual do software de Piloto IvAp, disponível em várias línguas. O respectivo manual pode ser encontrado  aqui.

Treino


Se mesmo assim, gostaria de melhorar os seus conhecimentos em relação ao voo online, pode pedir uma sessão de treino ao departamento de treino.  Isto pode ser feito através da seção de treino do site.

Finalmente


Acima de tudo divirta-se ! Assim que começar a voar online, pensará para si mesmo porque não voa online à mais tempo e nunca mais vai voltar a voar offline!

JoomBall - Cookies