IVAO Portugal

Bem-vindo à IVAO!

Guia de Controlador (ATC)


Este guia pretende mostrar-lhe os passos necessários para se juntar à IVAO como controlador virtual. Destina-se a dar-lhe uma visão geral sobre as ferramentas usadas e algumas instruções básicas para este novo ambiente.

Se ainda não tiver feito isso, primeiro tem de criar a sua conta pessoal de utilizador. Atenção que esta é necessária apenas uma vez, e é válido tanto para ATC como para Piloto.

Caso ainda não tenha feito, para criar a sua conta deverá fazê-lo aqui.

Ao longo deste guia vamos mostrar como:

  • Fazer download, instalar e configurar o software necessário
  • Instalar o sector file da sua áerea / aeroporto preferido
  • Conectar à rede IVAO ("IVAN")
  • Configurar um ATIS
  • Obter mais informações e treino

Download IVAC


A primeira coisa que tem de fazer é  fazer download do software de ATC IvAc, que o permitirá conectar-se à rede.Pode fazer download no nosso website na secção Downloads

Ao terminar o download do arquivo, deve executar o mesmo e efectuar a sua instalação.

tutoatc1

Teamspeak


O TeamSpeak 2 é usado para comunicação de voz.  Depois de ter instalado e ter executado Teamspeak, há algumas configurações que deve mudar. Abra Configurações → Configurações de entrada / saída de som .

TS

Deve selecionar a opção "Push to talk" e selecionar uma bind com a tecla "Set". Evite usar o método "Voice Activation", pois este abre o microfone sempre que o som é captado por isso o som de fundo e até mesmo a respiração pode causar ruído que deve ser evitado sempre.

Sector file


O sector file consiste num "mapa" apresentando pontos de navegação, aeroportos, pistas, informação geográfica, rios e pontos de navegação visuais, tudo isto no radar do seu software IvAc.

Para abrir e trabalhar numa posição de ATC, é essencial ober um sector file.

Os sectores usados em Portugal podem ser obtidos também no site da IVAO PT na secção downloads.

Para instalar no seu IvAc o seu sector file, carregue em PVD Load SectorFile, deve então selecionar o ficheiro correspondente ao sector file.

tutoatc2  tutoatc3

Primeira Ligação


Agora vamos conectar pela primeira vez como observador de um aeroporto que goste. Na qualidade de observador, é livre de ver o tráfego que está a voar assim como escutar a frequência de um ATC activo. Nunca poderá controlar tráfego estando como observador (OBS).

Abra o ivap e abra o sector correspondente, tal como explicado na secção anterior.

Importante: Antes de se conectar pela primeira vez como ATC, as suas primeiras conexões devem ser como observador, isto ajudará a que se habitue e se familierizar com o software IvAc e a IVAO, evitanto problemas com os pilotos com quem irá comunicar mais tarde. Utilize a oportunidade de escutar as frequências de ATC activos para escutar e aprender.

Carregue em CONNECT.

tutoatc4

De seguida insira os seus detalhes na janela de conexão:

connectatc

Preencha os detalhes:

  • Callsign: O seu indicativo na rede. Neste momento vamos conectar-nos na qualidade de observador, por isso o seu indicativo deverá terminar sempre como "_OBS" Exemplo: LPPR_OBS, LPPT_OBS
  • Real Name: Nome com que se registou na rede IVAO
  • VID: O seu VID que lhe foi atribuído quando criou a sua conta
  • Password: A sua password IVAN
  • Server Address: O servidor ao qual se vai conectar. Não utilizar o servidor de TRAINING
  • Port: Não modifique este valor
  • Voz: O IvAc ira conectar-se a um servidor de voz TeamSpeak automaticamente

Depois de introduzidos todos estes dados pode carregue em Conectar.

Receberá de seguida uma mensagem de boas vindas na CommBox do IvAc.

Sugestão: Os Manuais da aplicação IvAc podem ser encontrados aqui.

Primeira Ligação como ATC


Antes de se conectar pela primeira vez como controlador de tráfego aéreo (ATC) convém ter previamente conhecimento dos conceitos básicos e procedimentos do local onde vai controlar. Consulte a documentação disponível no site da divisão assim como as cartas e procedimentos.

Antes de se ligar como ATC, assegure-se de que tem o sector file correspondente e os documentos assim como as cartas aéreas. Os pilotos confiam que tenha conhecimentos básicos.

Para os seus primeiros passos é recomendado que se conecte como um controlador de Torre (TWR) num lugar com pouca afluência de tráfego, deste modo poderá acostumar-se a este novo software mais facilmente.

Uma vez que reuna todos estes elementos previamente listados, pode então ligar-se como ATC.

Callsign:

[LPPX]_GND - Para posição de chão.

[LPPX]_TWR - Para posição de torre.

Substituir as primeiras iniciais pelo ICAO do aeroporto que pretende abrir.

Não se esqueca também de selecionar um servidor de voz para a sua frequência (Obrigatório).

2014-03-01 22 32 06-TeamSpeak 2

tutoatc6

Carregue com o botão direito do rato em cima no nome principal do servidor e selecione a opção "Create New Channel".

De seguida deverá introduzir o nome da sala e clicar em "Create Channel". Deverá sempre escolher o mesmo nome igual à estação que se ligou.

Exemplo: Se se ligar como LPPR_TWR no IvAc deverá também escolher como nome da sala de TeamSpeak LPPR_TWR.

Preenchimento do ATIS


ATIS significa Automatic Terminal Information Service e consiste numa transmissão constante por parte do controlador aéreo, este contém informações importantes tais como as condições metereológicas, pista em uso e outro tipo de informações relevantes e extremamente necessárias para os pilotos.

Na IVAO isto também é extremamante importante, pois desta forma podemos prever antecipadamente a chegada/aproximação que iremos efectuar com base na pista em uso.

Para configurar correctamente o ATIS deve fazer da seguinte forma:

  • Uma vez conectado, deverá carregar na opção "ATIS" no menu superior do IvAc
  • Será aberta a janela da ATIS na qual deverá ser introduzida a seguinte informação
  • ATC Position: Nome da posição que está a controlar. Ex: "Porto Tower"
  • Metar Station: Introduzir o ICAO do aeroporto que está a controlar Ex: "LPPR"
  • Take-off: Introduzir a pista em uso para descolagens Ex: 17 , 35. É importante ter em atenção mudança de ventos ou condições metereológicas pois neste caso as pistas em uso também poderão mudar
  • Landing: Introduzir a pista em uso para aterragens Ex: 17 , 35. É importante ter em atenção mudança de ventos ou condições metereológicas pois neste caso as pistas em uso também poderão mudar.
  • Transition Level (TRL) e Transition Altitude (TA): Esta secção deverá sempre ser consultada pois varia consoante o aeroporto e pressão atmosférica. Para aeroportos dentro da FIR de LPPC deverá consultar aqui.Para aeroportos dentro da FIR de LPPO deverá consultar aqui.
  • Remarks: Esta secção usualmente é deixada em branco, pois serve unicamente para introduzir informações extras e relevantes para os pilotos

atisradar

Depois de configurada a ATIS, deve mudar a sua frequência na CommBox para a frequência da posição que está a controlar.

tutoatc8

Se por exemplo abrir a torre de Lisboa (LPPT_TWR), deverá na Commbox mudar para a frequência 118.10 Mhz com o seguinte comando:

/118.1

De seguida pressione a tecla enter e ficará então com a frequência correcta.

As frequências correctas podem ser consultadas no site da IVAOPT

Para as frequências dentro da FIR de LPPC poderá consultar aqui.

Para as frequências dentro da FIR de LPPO poderá consultar aqui.

Interação com Pilotos


Como controlador de uma das posições, ou Ground ou Tower será responsável por todos os aviões que descolam do aeroporto, isto significa que a sua função será de emitir autorizações VFR, e providenciar clearences IFR. Também terá de guiar os aviões deste o stand inicial até à pista de forma segura, regular e rápida.

Fraseologia:

Guias Práticos para ATC podem ser consultados aqui.

Guias Práticos para Pilotos podem ser consultados aqui.

 

tutoatc9

  • FlightStrip: Quando seleciona um voo, será mostrado as partes mais importantes sobre o mesmo nomeadamente a sua origem, destino, rota, nível de voo solicitado, etc.)
  • Cada voo aparece no seu ecrâ de radar. Cada voo terá a sua etiqueta correspondente. Esta etiqueta contem várias informações importantes  da aeronava nomeadamente os valores da velocidade, altitude, tipo, etc.)
  • CommBox: Através da CommBox, pode comunicar com os outros controladores, e também falar através de chat privado

Interação com outros Controladores


Como controlador de apenas uma posição num dado aeroporto, deverá ter em atenção que podem haver outros controladores noutras posições. Deste modo, torna-se importante que haja coordenação com outros controladores.

Isto pode ser feito sobre a forma de chat privado. No entanto é extremamente importante que o trafego contenha as LABELS correspondentes.

Para tal, tendo como exemplo o Aeroporto do Porto. Se for dado a um tráfego a saída MANIK8W deverá, carregando com a tecla F5 (waypoint) com o tráfego selecionado, introduzir "MANI8W".

Com a tecla F8 (altitude/FL) deverá introduzir a altitude autorizada do tráfego, no caso da SID do Porto deverá ser "FL070".

Desta forma, é sempre mais fácil para os outros controladores o que foi dado ao avião.

Mais Informações


Pode encontrar no nossoFórum IVAO informações incrivelmente úteis. Há muitas pessoas dispostas e capazes de ajudá-lo a tirar o máximo proveito da sua experiência de vôo online. Outra fonte útil é a Academia IVAO , onde pode encontrar muitas informações úteis.

Também deve consultar o manual do software de ATC IvAc, disponível em várias línguas. O respectivo manual pode ser encontrado aqui.

Treino


Se mesmo assim, gostaria de melhorar os seus conhecimentos em relação ao ATC online, pode pedir uma sessão de treino ao departamento de treino.  Isto pode ser feito através da seção de treino do site.

Finalmente...


Acima de tudo divirta-se ! Assim que começar a controlar online, pensará para si mesmo porque não o faz à mais tempo e vai chegar à conclusão que de facto ATC na IVAO é verdadeiramente viciante !

JoomBall - Cookies